Pular para o conteúdo

Dez Dicas para Ser uma Família Abençoada

    Como ter uma Família Abençoada

    Nos dias atuais pertencer a uma Família Abençoada é uma benção que muitos desejam obter, porém inúmeras pessoas não conseguem isso devido a uma série de fatores, principalmente as mudanças em nossa sociedade.

    Atualmente existe uma crise moral e de valores em nossa sociedade, que reflete principalmente nas organização das famílias.

    Uma das consequências desta crise são as famílias desajustadas, onde os princípios e valores que Deus estabeleceu para o homem, a sua mulher e os seus filhos, são simplesmente menosprezados, não são praticados.

    A Família é a base da sociedade e seus valores devem ser preservados, pois que proveito terá o homem ou a mulher, se ganharem o mundo inteiro, mas perderem suas próprias famílias?

    Dez dicas: Família Abençoada e Feliz

    1. Para que uma família seja abençoada, é fundamental que Deus esteja presente, e para isso acontecer é preciso convida-lo para fazer parte da família. Palavras de Josué: Mas eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24: 15).
    2. A oração é importante, pois alimenta a fé e a esperança em Deus; assim os pais devem ensinar os seus filhos a orarem e agradecerem pelas bençãos recebidas. Alfred Lord Tennyson disse que “a família que ora junta, fica junta”.
    3. Ambos, o pai e a mãe devem ter manter um diálogo harmonioso e responsável com os filhos, dando exemplos de boas atitudes, educação e incentivo.
    4.  Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei (João 15:12). Devemos demonstrar acolhimento e apreciação a cada membro de nossa família.
    5. Todos os membros da família devem respeitar a autoridade de Deus sobre eles, os pais sobre os filhos e os filhos devem respeitarem a autoridade dos pais.
    6. É importante que haja educação e disciplina no lar. Cabe aos pais a indispensável tarefa de educar os filhos e acima de tudo  monitorar as amizades e acessos as redes sociais. A Bíblia diz: “ensina a criança no caminho que deve seguir e, quando ele for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22: 6).
    7. Separe um tempo para que a família tenha momentos de lazer e diversão, aonde todos possam conviver e desfrutar da presença um do outro. Esses momentos são muito importantes, principalmente para quem tem filhos pequenos e adolescentes.
    8. Não cometa adultério. O Adultério é responsável pela destruição de muitos casamentos e dissolução de muitas famílias, sendo pecado contra Deus e contra o cônjuge.
    9. Cada membro da família deverá trabalhar para o beneficio mútuo da família como um todo. Os filhos devem ter tarefas a serem cumpridas, e a eles deve ser dito que o trabalho enobrece e traz realização pessoal e profissional.
    10. Família que ora unida, permanece unida. Crie uma rotina aonde todos possam orar e ler a Bíblia juntos. Nada poderá unir mais a sua família do que esse hábito, além de ser a melhor defesa existente contra as investidas do mal.

    É importante citar que sempre que houver divergências, o que é normal no relacionamento humano, devemos procurar resolve-las através do diálogo e da compreensão.