Pular para o conteúdo

Os 7 Sacramentos católicos

    Os sete sacramentos católicos

    Na religião católica existem 7 sacramentos que definem as fases e os momentos importantes da vida do cristão: nascimento e crescimento, cura e missão à vida de fé dos cristãos.

    Há aqui uma certa semelhança entre as etapas da vida natural do homem e as da sua vida espiritual.

    Os sete sacramentos católicos podem ser agrupados em 3 classes:

    • Iniciação Cristã

    1-Batismo

    2-Crisma ou Confirmação

    3-Eucaristia

    • Cura

    4- Penitência ou Reconciliação

    5- Unção dos Enfermos

    • Serviço da Missão e Comunhão

    6- Ordem Sagrada

    7- Matrimônio

    1 – Batismo

    O Batismo é o sacramento inicial que abre as portas da vida cristã ao batizado, incorporando-o à comunidade católica, ao grande Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja em si.

    2-Crisma ou Confirmação

    A Crisma é a confirmação do batismo, é o momento em que o batizado reafirma sua fé em Cristo, sendo ungido com óleo durante a cerimônia, recebendo os sete dons do Espírito Santo.

    3-Eucaristia

    A Eucaristia é uma celebração em memória de Jesus Cristo, recordando a santa ceia, sua paixão e a sua ressurreição.

    É o sacramento em que o cristão recebe a hóstia consagrada (pão), que simboliza o corpo de Jesus Cristo.

    Na consagração da eucaristia efetuada pelo sacerdote, ocorre um fenômeno chamado transubstanciação, ou seja, a substância material que constitui o pão se converte no corpo de Cristo e a que constitui o vinho se transmuda no Seu sangue.

    4- Penitência ou Reconciliação

    É o sacramento em que o cristão católico faz a confissão dos seus pecados (reconhece as suas faltas) a um sacerdote, que por sua vez aplica a penitência devida.

    Após o cumprimento da penitência e do arrependimento sincero, o cristão se reconcilia com Deus.

    5- Unção dos Enfermos

    O sacramento da unção dos enfermos é realizado pelo sacerdote para estimular-lhes a cura mediante a fé, ouvindo deles os arrependimentos que possam haver, promovendo-lhes o perdão e a reconciliação com Deus.

    6- Ordem Sagrada

    O sacramento da ordem concede a autoridade para que o sacerdote possa exercer as funções e ministérios eclesiásticos que se referem ao culto de Deus e à salvação das almas. É dividido em três graus:

    • O episcopado confere a plenitude da ordem, torna o candidato legítimo sucessor dos apóstolos e lhe confia os ofícios de ensinar, santificar e reger.
    • O presbiterato configura o candidato ao Cristo sacerdote e bom pastor. É capaz de agir em nome de Cristo e ministrar o culto divino.
    • O diaconato confere ao candidato a ordem para o serviço na Igreja, através do culto divino, da pregação, da orientação e, sobretudo, da caridade.

    7- Matrimônio

    O sacramento do matrimônio estabelece e santifica a união entre um homem e uma mulher, que por sua vez funda uma nova família cristã.

    O matrimônio é celebrado na Igreja e santificado na indissolubilidade e na fidelidade entre o casal.

    Fonte: Wikipédia