Pular para o conteúdo

O Senhor Jesus acalma a tempestade da sua vida!

    O Senhor Jesus acalma a tempestade

    Em 3 evangelhos da Bíblia são citados um evento sobre o Senhor Jesus que nós mostra o Seu poder: quando Jesus acalma a tempestade.

    Estes eventos são citados nos evangelhos de Lucas 8:22-25,  Marcos 4:35-41 e Mateus 8:23-27.

    Podemos dividir estas belíssimas passagens em 7 etapas:

    1. Jesus entra no barco junto com os apóstolos (pescadores experientes) e com o mar calmo.
    2. Houve uma mudança repentina nos ventos, gerando uma grande tempestade, inundando o barco de água.
    3. Enquanto isto ocorria, o Mestre Jesus dormia.
    4. Apavorados, os pescadores resolveram acordá-lo, pedindo socorro por suas vidas.
    5. Ele acorda e se levanta reprendendo o vento e as ondas do mar, acalmando a tempestade e tranquilizando a todos que estavam no barco.
    6. Então Jesus perguntou porque temeis, onde esta vossa fé?
    7. Seus discípulos ainda perplexos e assustados se perguntavam: Quem é Este que até os ventos e o mar Lhe obedecem?

    Jesus acalma a tempestade da sua vida!

    Também podemos dividir nossa vida em 7 etapas

    1. Nascemos, crescemos, estudamos, trabalhamos, casamos, temos filhos; enfim com o passar do tempo, nos achamos preparados e experientes.
    2. Porém, mudanças ocorrem com frequência,  algumas previsíveis outras não, as vezes inclusive com risco de vida!
    3. Ele porém sabe tudo sobre nós, apesar de que normalmente não sentimos Sua presença.
    4. Quando ocorrem grandes tormentos (tempestades) em nossa vida, ficamos desesperados, agitados e confusos, muitas vezes tão confusos que não lembramos de pedir ao Senhor Jesus que nos abençoe com a Sua paz  e Sua luz.
    5. Ao Seu tempo, Ele com certeza irá resolver nossas angústias, medos e preocupações.
    6. E quando nos estivermos mais despreocupados, devemos sempre lembrar de também pedir que Ele aumente a nossa fé.
    7. Porque só Ele tem o poder de tranquilizar o nosso coração, pacificar a nossa mente e fortalecer a nossa fé.

    Citações nos Evangelhos (Jesus acalma a tempestade)

    Evangelho de Lucas, capítulo 8:22-25

    22 E aconteceu um daqueles dias, que [Jesus] entrou em um barco, com seus discípulos; e disse-lhes: Passemos para o outro lado do lago. E partiram.
    23 E enquanto eles estavam navegando, [Jesus] adormeceu; e desceu uma tempestade de vento no lago, e enchiam-se [de água] , e corriam perigo.
    24 E chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, estamos perecendo! E ele se levantou, repreendeu ao vento, e as ondas da água; e pararam, e fez-se bonança.
    25 E disse-lhes: Onde está vossa fé? Mas eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que manda até aos ventos, e à água, e lhe obedecem?

    Evangelho de Marcos 4:35-41

    35 Naquele dia, chegando o entardecer, disse-lhes: Passemos para o outro lado.
    36 Então despediram a multidão, e o levaram consigo assim como estava no barco; mas havia também outros barcos com ele.
    37 E levantou-se uma grande tempestade de vento; as ondas atingiam por cima do barco, de maneira que já se enchia.
    38 [Jesus] estava na popa dormindo sobre uma almofada. Então despertaram-no, e disseram-lhe: Mestre, não te importas que pereçamos?
    39 Então ele se levantou, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te! E o vento se aquietou, e fez-se grande bonança.
    40 E perguntou-lhes: Por que sois tão covardes? Como não tendes fé?
    41 E ficaram muito atemorizados, e diziam uns aos outros: Quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?

    Evangelho de Mateus 8:23-27

    23 Então ele entrou no barco, e seus discípulos o seguiram.
    24 E eis que se levantou no mar uma tormenta tão grande que o barco era coberto pelas ondas; porém ele dormia.
    25 E seus discípulos se aproximaram para acordá-lo, dizendo: Senhor, salva-nos! Estamos sendo destruídos!
    26 E ele lhes respondeu: Por que temeis, [homens] de pouca fé? Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar. E houve grande calmaria.
    27 E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Quem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?

    Fonte e autores: Bíblia Livre (BLIVRE) – Licença Creative Commons.